Já é sabido que o mês de junho é mês da representatividade LGBTQ, mas, você sabe a que se deve a escolha do mês? O que representa as paradas LGBTQs? O que representa a bandeira LGBTQ? Não sabe? Então vem cá e descobre um pouco como tudo se deu!!

De 1 à 30 de junho é celebrado o Pride Month ou Mês do Orgulho, não foi por acaso que o mês foi escolhido. Foi em junho de 1969, no dia 28 para ser exato, que ocorreu o levante contra a perseguição policial à pessoas LGBTQ que frequentavam o bar Stonewall Inn em Nova Iorque. O Stonewall Inn era o único bar que a comunidade podia frequentar sem medo de repreensão interna, mas numa batida policial as coisas acabaram saindo do controle, cansados de não terem seus espaços, direitos e respeito, toda a comunidade se uniu contra as pessoas que tanto os oprimia e  nasceu o ato que viria a ser um dos marcos para conquistas da comunidade LGBTQ, milhares de pessoas fizeram parte do levante, mas os três nomes que são apontados como a vanguarda da revolta são: Marsha P. Johnson, Zazu Nova e Jackie Hormona.


No ano seguinte, foi organizada a 1° parada do orgulho LGBTQ, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio acontecido em Stonewall Inn. E desde então, as paradas LGBTQ e vários eventos são realizados durante este mês, como forma de reconhecer a influência que as pessoas LGBT tiveram no mundo, assim como também é uma oportunidade para protestar pacificamente contra a discriminação e a violência, e a favor da dignidade, direitos iguais e aumentar a conscientização política das questões atuais que a comunidade enfrenta.

Bandeira LGBTQ

Significado de cada cor da bandeira LGBTQ
A primeira bandeira LGBTQ foi criada por Gilbert Baker a pedido de Harvey Milk que queria criar um ícone para a comunidade LGBTQ, que até então não possuía uma simbologia oficial. O artista se inspirou nos hippies, que enxergavam o arco-íris como um símbolo da paz, e na canção Over The Rainbow, que diz que "além do arco-íris existe um lugar muito bom".

A bandeira foi apresentada pela primeira vez na Parada LGBTQ de 1978 nos EUA, a Primeira versão da bandeira era diferente da que temos hoje, ela foi criada contendo 8 cores, o rosa que significava o sexo e o prazer carnal e o turquesa que significa a harmonia e a pacificação. Ainda em 1978 o rosa foi retirado da bandeira, alguns dizem que a causa foi a dificuldade de obter a tinta rosa outros para baratear os custos da bandeira. No ano seguinte 1979 o turquesa foi retirado os organizadores do desfile de São Francisco queria dividir a bandeira em dois para decorar os dois lados do desfile e para isso era preciso um número par de cores o que resultou na versão que temos hoje, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.

Nenhum comentário